Blog

5 tendências para ficar de olho em 2018

Acompanhando o mercado e lendo sobre tendencias para os próximos anos, resolvi compartilhar 5 tendências que estão emplacando e é bom ficarmos de olho em 2018.
São:

- Drones
Uma das novidades mais empolgantes dos últimos anos, os drones já estão muito presentes em nossas vidas e estão se consolidando no mercado e cada vez mais acessíveis. De todos os setores que se beneficiarão com esta inovação a agricultura é a que mais terá benefícios, pois com os drones será muito mais rápido e prático diversas atividades como por exemplo: mapeamento de pragas, queimadas e outros incidentes na plantação, além de serem capazes de pulverizar o solo em tempo recorde. Isso além de todas as outras áreas em que drones irá mudar substancialmente, já pensou drones fazendo entregas de produtos comprados pela internet? Isto tudo é apenas o começo!

- Internet das coisas (IoT)
A internet das coisas ou Internet of Things (IoT) já está se tornando uma realidade e vai revolucionar produtos, serviços e modelos de negócio. A Gartner prevê que mais de vinte bilhões de coisas conectadas estarão em uso no mundo até 2020 e que neste mesmo período o investimento neste segmento passará de um trilhão de dólares, isso mesmo... é bom ficar de olho nessa tendência!

- Segurança Cibernética
A rápida digitalização dos negócios, com tudo conectado, vai exigir cada vez mais segurança das empresas e até mesmo das pessoas. A previsão é de que até 2020 cerca de três trilhões de dólares serão perdidos em ataques. Outra previsão é de cerca de 60% das empresas sofrerão perdas e ataques graves nesse período.

- Big Data
Cada vez mais isto já é uma realidade, e cada vez mais será possível entender o que o cliente pensa e até mesmo antecipar seus desejos a partir de análises de dados, e pode acreditar que isto impactará diretamente no faturamento das empresas. O mercado total de big data na América Latina faturou cerca de 2,48 bilhões de dólares em 2016, liderado pelo Brasil e México, e a previsão é de que isso será triplicado até 2020.

- Blockchain
Blockchain é a tecnologia por trás de muitas criptomoedas, principalmente do Bitcoin, o sistema utiliza uma rede conectada para validar operações de forma confiável, segura e descentralizada. O potencial desta tecnologia vai muito além das criptimoedas, esta tecnologia pode e será muito utilizada por serviços baseados em garantia e confiança como bancos, cartórios, tabeliões e autoridades de registros e patentes.