Blog

A nova era do marketing, o Marketing 3.0

Um novo modelo de marketing está se estabelecendo no mercado, este modelo é o que é chamado por muitos de Marketing 3.0, uma nova abordagem na relação entre empresa, clientes e agora com o mundo também! 
Vamos entender os modelos de marketing desde a "primeira versão" no início do século 20:

Marketing 1.0: 
No início do século 20 o marketing era centrado no produto, totalmente focado no produto e em vender, sem a devida dedicação ao consumidor... Isto funcionou por muito tempo até que a comunicação foi globalizada e a tecnologia começou a chegar ao mundo.

Marketing 2.0:
Com a tecnologia e a concorrência evoluindo e os consumidores cada dia mais exigentes, e com cada vez mais opções, as velhas estratégias já não mais funcionavam... Foi necessário que o marketing, as empresas e as agencias se adaptassem a nova era criando um marketing focado no consumido e com o objetivo de satisfazer as necessidades destes e ainda se diferenciar dos demais concorrentes.

Marketing 3.0:
Porém, chegamos a uma nova era novamente, após constatado que estamos a cada dia destruindo um pouco mais do planeta e consumindo suas reservas, chegamos a era dos consumidores altamente conscientes! Hoje as pessoas estão realmente preocupadas com o futuro do planeta, e não querem apenas consumir desenfreadamente acabando com nossas reservas, hoje os consumidores se preocupam sobre como as empresas se comportam em relação ao meio ambiente e a problemas sociais enfretados por todo o planeta.

Muitas vezes o marketing 3.0 é conhecido como o Marketing Espiritual, em que uma pessoa ao consumir um serviço ou produto de determinada empresa se sente bem pois sabe que consumiu de uma empresa que se preocupa com sustentabilidade e com a preservação de nosso plante. Nesta era empresas que apoiem causa sociais também saem na frente, os consumidores não se decidem apenas por preços e por funcionalidades do produto, mas também pelas ações positivas da empresa em relação ao mundo.

E sua empresa, em qual geração do marketing está?