Blog

Atualização do sistema de buscas do Google, Penguin 4.0

O sistema de buscas do Google possui mais de 200 unidades que escaneam e analisam os sites espalhados pela internet. Esta semana o Google anunciou a atualização de um de seus algoritmos mais importantes, o Penguin chegou a versão 4.0 após 2 anos de seu lançamento.

O Penguin é o responsável por punir sites quando este recebe links de baixa qualidade ou de spams, ele é responsável por desqualificar aqueles que utilizam de técnicas de “black hat” (técnicas que não seguem as normas do Google e são consideradas trapaças) para conseguir mais links para seu site. No início, em seu lançamento, o Penguin causou um enorme transtorno com suas penalizações, muitas vezes os donos de sites nem sabiam que estavam praticando más práticas de link building (conseguir links para seu site).

Agora o Penguin está mais esperto em sua análise, ele consegue distinguir melhor o que de fato são links vindos de sites de baixa qualidade e quando isto ocorre por acidente, ele também está aliviando a punição com aqueles que eliminaram os links de baixa qualidade. Nesta atualização o Penguin também faz sua avaliação e punição em tempo real, algo que no passado levaria alguns dias para que teu site fosse punido por utilizar links de má qualidade, hoje é instantâneo e será bem perceptível, isto será bom também para aqueles que seguirem o caminho oposto, eliminando de seus sites estes links vão perceber que a punição será aliviada muito rapidamente, o Google menciona “em tempo real”.

Como fugir das punições do Penguin 4.0? Fácil, contrate uma agência ou um profissional que saiba o que está fazendo, um descuido na campanha de link building em SEO (otimização de sites para sistemas de buscas) pode custar caro, pois se teu site cair no Google, significa que o do concorrente subiu e o cliente encontrará primeiro o seu concorrente em suas buscas. Por isso é sempre bom contar com profissionais experientes e que possuem o conhecimento do assunto.

Fonte: http://webmasters.googleblog.com/2016/09/penguin-is-now-part-of-our-core.html