Blog

Bitcoin, a moeda virtual e mundial

O Bitcoin é a moeda digital mais conhecida do mundo, pode vir a ser um grande marco para as áreas financeira, tecnológica e até para a área de marketing, afinal podemos estar falando da primeira moeda digital a ser aceita mundialmente. 

O que é o Bitcoin? Deixando a parte técnica um pouco de lado, o Bitcoin nada mais é que uma moeda, porém não existe de maneira impressa e é utilizada apenas em meios digitais como e-commerce ou transações feitas por dispositivos ligados a internet, esta moeda possui uma forte segurança para aqueles que a utilizam, como ela é totalmente criptografada não há como rastrear as transações, este é um ponto positivo, porém também negativo já que isto faz com que ela venha a ser muito utilizada em transações ilícitas... Porém ela possui diversas para as transações comuns do dia a dia.

As vantagens dos Bitcoins são inúmeras, por ser uma moeda global e descentralizada não há um governo que a detenha, ou a fiscalize, nem mesmo que a taxe, transações internacionais feitas com Bitcoins não possuem as taxas absurdas que você teria de pagar fazendo a transação por uma instituição financeira. A velocidade de processamento de uma transferência de Bitcoins também supera muito a velocidade de transações bancárias. Uma vantagem da moeda é sua forte valorização nos últimos meses, enquanto escrevo este artigo ela está valendo U$ 1.020,00, em reais esta semana chegou ao patamar de R$ 3.700,00 em exchanges como o MercadoBitCoin (mercadobitcoin.com.br, sites de compra e venda de Bitcoins). E isto é apenas o começo, especialistas acreditam que a moeda ainda irá bem mais longe, chegando a patamares como U$ 10.000,00 até o ano de 2020, há controvérsias, mas muitos investidores estão aderindo a moeda como investimento (vale lembrar que é um investimento de alto risco), há aqueles que acreditam ser apenas uma moda passageira também. A alta volatilidade da moeda torna muito difícil a utilização dela como moeda de troca (como é o caso do real ou do dólar) já que a cada dia a moeda tem um valor para mais ou para menos.

O Bitcoin vem ganhando força e destaque a cada dia na mídia e até mesmo em aceitação, vários locais já a aceitam, porém há muito o que a moeda e o mercado amadurecer para que ela se torne uma moeda forte como prometido, mas é certo que devemos ficar de olho nos próximos acontecimentos envolvendo Bitcoins, já que ela pode vir a se tornar a moeda majoritária em e-commerces em alguns anos. Vamos aguardar o que vem por aí...