Blog

Fórmula de Lançamento - A Lista - Livro Launch

O que é a lista? Ou em alguns casos chamada de audiência? Nada mais que uma lista de e-mails de pessoas que se inscreveram para receber seus materiais, dicas, postagens, novidades, notícias e o principal, suas ofertas.

Neste artigo vamos continuar a síntese do livro Launch Formula, de Jeff Walker (www.jeffwalker.com), onde ele apresenta a Fórmula de Lançamento e explica o passo a passo para um lançamento de sucesso, esta fórmula é muito divulgada aqui no brasil pelo guru do marketing digital Érico Rocha (www.ericorocha.com.br/).

Este é o segundo artigo, caso não tenha lido o primeiro, aconselho a ler antes de continuar: www.wilsonneto.com.br/postagem/o-que-e-a-formula-de-lancamento

Neste artigo falarei sobre o terceiro capitulo que possui o título: "Uma licença para imprimir dinheiro, sua lista", neste capitulo Jeff fala sobre como formar uma lista do zero e construir um relacionamento com ela, afim de que em algum momento você possa estar apto a ajudar estas pessoas com algum produto ou serviço e consequentemente obter receita através desta lista. A lista é a base de toda a estratégia da LF (Launch Formula, ou Fórmula de Lançamento), pois nesta lista estão os possíveis compradores e todos os leads que se inscreveram para receber suas dicas e novidades. Jeff explica que mesmo que o leitor aprenda apenas isto de todo o livro, já terá valido muito a pena, pois a lista pode ser utilizada de diversas maneiras além da Launch Formula.

A construção da lista é importante para qualquer negócio, mesmo que este não seja movido por lançamentos, pois é um ponto crucial no relacionamento e engajamento dos clientes, Jeff chama a construção da lista de Estratégia de Ouro, pois a lista será convertida em vendas e consequentemente em lucro. Porém há um ponto importantíssimo de ser falado, lista não tem nada a ver com spam, a construção desta lista deve ser baseada na ética, jamais comprar listas ou utilizar listas em que pessoas não permitiram que você ou sua empresa envie mensagens. A compra ou aquisição de listas por meios "mais fáceis" com certeza será um equívoco e poderá trazer prejuízos ao negócio, diferente da construção de uma lista engajada.

Vamos ao mais importante, responder a pergunta: "como construir minha lista?"...  Em seu livro, Jeff utiliza alguns exemplos, mas o mais importante de todos é a geração de conteúdo e disponibilização conteúdo relevante para sua audiência, por exemplo, se você quer construir uma audiência para seu escritório de advocacia, comece a distribuir e-books com dicas para que seus clientes deixem seus e-mails em suas listas e baixem os e-books para saberem um pouco mais sobre seus direitos. Outra forma interessante é deixar a caixa de inscrição em seu blog para conseguir leads que estejam lendo suas postagens, através de squeeze pages (páginas que disponibilizam determinado material assim que a pessoa preencher o e-mail), e até mesmo pedindo aos seus clientes atuais que deixem o e-mail para que você possa enviar-lhes notícias e novidades. Uma frase interessante que Jeff usa é "Lista não é uma estratégia, lista é a estratégia", mostrando com esta frase a importância de se ter uma lista engajada.

Mas você pode estar pensando "não seria mais fácil utilizar as redes sociais?", a resposta é não, pois as redes sociais hoje em dia não são tão fáceis de construir engajamento como em uma lista, elas são uma ótima maneira de direcionar leads para sua lista, mas utilizá-las como centro pode ser um tiro no pé, pois redes sociais como o facebook a cada dia limitam mais o alcance de postagens que não são pagas, para forçar empresas a pagarem, e além do mais redes sociais pode vir a acabar, pode ser que surja uma outra rede e entre na moda e deixe redes como o facebook para trás... No caso sua lista jamais vai acabar, mesmo que mude o canal de distribuição de conteúdo você terá a lista para chamar as pessoas para o novo canal. Jeff mostra em seu livro que por experiências próprias constatou que uma lista tem um poder de atração e de vendas de 20x mais que seus seguidores em redes sociais.

Um ponto muito importante para se criar uma lista, e também para seu negócio, é definir o perfil das pessoas que você quer para sua lista, ou seja, quais as características e necessidades das pessoas que você quer atrair para sua lista, ou melhor, qual o perfil de pessoas que teu produto ou serviço pode de fato ajudar. Definindo o perfil fica bem mais fácil direcionar seus esforços a aquisição de leads.

Jeff dá alguns exemplos de como trazer tráfego a sua squeeze page, blog ou site, para que ocorra a captura de leads:

- Conteúdo e buscas orgânicas no google
- Buscas pagas no google
- Publicações em redes sociais
- Publicações pagas em redes sociais
- Parcerias com blogs conhecidos de seu nicho
- Fóruns online de seus nichos

Estes são apenas alguns meios entre tantos.

Jeff destaca que a construção da lista o primeiro capítulo do livro que detalha a estratégia da Launch Formula (Fórmula de Lançamento) pois a lista é a base de todos os outros passos da estratégia.

Caso tenha interesse no livro: www.amazon.com.br/Launch-Jeff-Walker/dp/1471143163

Em breve estarei postando o artigo do próximo capitulo deste livro que mudou a vida de várias pessoas, grande abraço!