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O que é a Formula de Lançamento

A PLF-style launch, ou Product Launch Formula, ou passando para o português: Formula de Lançamento, é uma técnica muito difundida no marketing digital, idealizada pelo americano Jeff Walker (http://jeffwalker.com/) e muito difundida no Brasil pelo grande guru do marketing Érico Rocha (http://www.ericorocha.com.br/). A técnica se baseia em um passo a passo para lançamento de produtos ou serviços online que se mostra extremamente eficaz, a técnica já foi muito testada exaustivamente e aprovada por muitos empreendedores digitais em vários países.

Este será o primeiro de vários artigos que escreverei sobre esta técnica, neste primeiro artigo darei uma visão geral sobre a técnica, e nos próximos artigos nos aprofundaremos em cada passo e seus detalhes.

No livro Launch (livro escrito por Jeff Walker, http://thelaunchbook.com/), ele conta a própria história sobre como prosperou em diversos lançamentos e traçou uma linha em comum sobre o que deu certo entre eles, criando a técnica que ele chamou PLF-style launch. Ele cita que antes de ele aprender estas técnicas, e observando outros empreendedores no meio digital, ele percebeu que o marketing que imperava era o marketing de esperança (Hope Marketing), aquele feito sem qualquer garantia de que alguém será de fato atingido e que muitas vezes causa apenas prejuízo para aqueles que o fazem, porém estes são a maioria.

Esta técnica, serve para todos os tipos de negócios, serviços e/ou produtos, porém é focada em lançamentos, ou relançamentos. Há três grandes mudanças que a internet trouxe nas últimas décadas e que a Formula de Lançamento se aproveita, estas são:

 - Velocidade de Comunicação: Em poucos minutos você pode escrever um e-mail e enviar para sua lista inteira, algo que antigamente era simplesmente inimaginável.

 - Custo de Comunicação: O custo para enviar e-mails, ou postar em redes sociais e atingir milhares de pessoas é muito pequeno atualmente.

 - Interatividade: Há inúmeros meios de analisar os dados de envios de e-mails ou referente a postagens em redes sociais, assim como a facilidade de comunicação com leads, prospects e clientes é praticamente instantânea.

Essas vantagens que a internet proporciona é uma realidade pouco explorada, porém com enorme potencial.

A primeira dica: "Transforme seu marketing em um evento", já parou para pensar como Hollywood faz seus lançamentos, meses antes lançam trailers, ainda antes do lançamento faz com seus atores apareçam bastante na mídia falando sobre o filme, propagandas na TV e em todas as mídias, e faz muito "barulho" com a chegada da data de lançamento do filme (a estreia), para Jeff, é assim que devem ocorrer os lançamentos de produtos ou serviços online também, criando e "nutrindo" uma audiência até a grande data de lançamento.

Outra dica muito importante é tornar o marketing uma conversa, e não apenas enviar e-mails e mais e-mails com "compre nosso produto", "compre nosso produto", "compre nosso produto"..., mas sim tornar o marketing uma maneira amigável de demonstrar ao cliente que aquele produto ou serviço realmente agregará a ele bastante, e criar uma relação com o cliente que durará por toda a vida do produto ou serviço.

Ainda nos primeiros capítulos Jeff explica sobre a importância da sequência, histórias e os famosos gatilhos mentais muito utilizados pelo marketing. A sequência para o lançamento é:

- Pré-prélançamento: Aqui é onde tudo começa, onde você fará seus fãs mais leais que estarão com você até o lançamento, é aqui que você testará o quanto o mercado está receptivo ao seu produto e o quanto sua estratégia de marketing está correta. Aqui surgiram as primeiras dúvidas e objeções de clientes.

- Pré-lançamento: Este é o coração e a alma da sequência, nesta parte que você move as três peças principais do conteúdo de pré-lançamento, publica conteúdo para aumentar a lista, enquanto utiliza os gatilhos mentais para tornar a proposta de valor mais perceptível ao cliente, ao mesmo tempo que responde as objeções dos possíveis clientes, esta é a etapa primordial. Nesta etapa o conteúdo pode ser produzido como artigos, vídeos, áudios, e-books e muito mais maneiras para atrair mais leads e possíveis clientes para a lista, formando uma audiência sólida. 

- Lançamento: Chegado o grande dia, no qual você e sua equipe passaram semanas trabalhando, o dia que você de fato lança o produto ou serviço e envia um e-mail aos clientes: "Podem finalmente comprar!", no jargão da Formula de Lançamento é conhecido como "Abrir o carrinho", porém ficará aberto por tempo finito, geralmente de 24h a 7 dias, e então finalmente o "carrinho" é fechado novamente.

- Pós-Lançamento: A última, porém também importante, nesta etapa você segue junto a seus novos clientes e também aos prospects que ainda não adquiriram, continuando o relacionamento com ambos, e aqui também é o momento de entregar valor e fortificar sua marca junto aos clientes. E se tudo for bem feito, este é um grande passo para que o próximo lançamento seja ainda melhor.

Histórias, é assim que nós seres humanos gostamos de nos comunicar, no livro Jeff aborda muito a questão de "storytelling" (técnica também muito ensinada e utilizada por vários outros gurus do marketing, que na tradução seria: contar histórias), o marketing deve seguir esta linha para aproximar as pessoas, pelas histórias, afinal, todos os produtos ou serviços são frutos de grandes histórias, de como foram produzidos ou qual a origem da sacada da necessidade, entre várias histórias que podem ser exploradas pelo marketing do lançamento.

E a peça final, os gatilhos mentais, estes são de extrema importância e serão abordados nos próximos posts. Porém em resumos são gatilhos do subconsciente, como por exemplo escassez: quando há poucos de um determinado produto no mercado ele possui instantaneamente um valor maior que aqueles fáceis de se encontrar e se adquirir, ou o gatilho da comunidade, por exemplo, se todos utilizam o whatsapp, não há nenhum interesse de alguém baixar outro aplicativo de troca de mensagens, o melhor acreditasse que seja o whatsapp já que todos o utilizam... Existem vários gatilhos que serão abordados em um artigo apenas sobre eles.

Por enquanto é isto, uma introdução sobre a Formula de Lançamento, ou a Product Launch Formula, nos próximos artigos será detalhado o passo a passo, até mais.