Blog

O que é Marketing?

Muitas vezes ao apresentar algum projeto ou em reuniões com clientes vejo que muitas pessoas não tem uma resposta para esta pergunta, e muitas vezes até mesmo tem uma resposta errônea na qual acredita que marketing se refere a publicidade e propaganda apenas, sim, marketing também engloba publicidade e propaganda, porém marketing é muito maior que apenas isto.

Em uma civilização com sistema capitalista praticamente tudo o que vemos na rua quando saímos é referente marketing, ao mercado na verdade, marketing é o campo de estudo com foco em mercado. Você liga sua televisão e vê em um filme um agente secreto chegando em uma missão com um automóvel Aston Martin, logo após um comercial sobre sabão em pó Omo, você caminha por um corredor de mercado e vê diversas ofertas estampadas nas vitrines, recebe um sms com a última promoção de sua operadora, no caminho para casa você passa por diversas fachadas de lojas e estabelecimentos comerciais, conversa com um amigo sobre uma ideia de negócio, entre diversas outras situações do cotidiano. Todas estas situações envolvem marketing.

Segundo a American Marketing Association, marketing é "o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais". A essência do marketing é o desenvolvimento de trocas em que organizações e clientes participam de forma voluntária de transações destinadas a trazer benefícios a ambos. Muito antes do produto estar na prateleira o marketing já está sendo feito, na verdade antes mesmo de a empresa abrir, o planejamento e as pesquisas de mercado já são tarefas de marketing.

É importante ressaltar que ao falar de clientes, não estamos falando apenas de pessoas, mas também clientes empresas, por exemplo uma empresa que aluga máquinas copiadoras de outra empresa também é um cliente. Há dois tipos de clientes, os consumidores e os compradores organizacionais.

Ainda há também a definição de marketing de Kotler, considerado o pai do marketing, em 1999 definiu como: "a arte de descobrir oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas", e mais tarde melhorou sua definição como "A ciência e a arte de conquistar e manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles"

Existem diversos tipos de marketing, e diversas orientações que abordarei em próximas postagens. Os tipos de marketing são: marketing de produto, de serviço, de pessoa, de lugar, de causa e de organização. As orientações de marketing são: marketing orientado a produção, a vendas, a marketing, e a valor, porém cada um destes tópicos renderia uma postagem a parte, mas enfim, a questão aqui era esclarecer o que é marketing, espero que tenha gostado, até a próxima!