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Saiba como o CAC irá ajudar seu negócio

A sigla CAC se refere a "Customr Aquisition Cost" ou "Custo de Aquisição de Clientes", e é uma métrica muito importante para qualquer negócio, seja digital ou físico, porém é muito mais difundido em meios digitais e em ecossistemas de startups. Ele se baseia no quanto o negócio precisa desembolsar para adquirir um novo cliente.
Um breve exemplo, se sua empresa destinou o orçamento de R$ 2.000,00 em marketing de aquisição no mês passado e adquiriu através destas campanhas 5 novos clientes, o CAC de sua empresa é de R$ 400,00. Saber o custo da aquisição de cada cliente é extremamente importante para qualquer negócio, para que assim seja previsível os custos de marketing para atingir determinadas metas de aquisição de clientes, assim como para ser previsível as aquisições de novos clientes baseado na meta de custo de campanhas de aquisição de novos clientes.

Lembrando que neste cálculo, não entra o orçamento destinado a branding marketing (marketing de visibilidade e divulgação da marca sem foco na aquisição de clientes ou vendas), mas apenas os custos de campanhas focadas na aquisição de novos clientes, como por exemplo: Salário de equipes de vendas e divulgação, comissões de vendas, treinamentos, publicidade em mídias sociais focadas em aquisição de clientes, assinaturas de softwares relacionados as vendas, telefonemas, outdoors de divulgação de produtos, participações em eventos, dentre diversos outras despesas que devem entrar nesta conta. E lembrando também que devem ser considerados apenas clientes que foram adquiridos através destas campanhas citadas.

A análise do CAC é uma poderosa ferramenta para medir a saúde de sua empresa, a rentabilidade e a viabilidade. A análise faz mais sentido quando cruzada com o LTV de sua empresa, este outro indicador é o "Lifetime Value" de seus clientes, ou seja, qual a média de lucro que um cliente representa para sua empresa enquanto ele é um cliente ativo. Por exemplo se a média de lucro por cliente ativo da sua empresa é de R$ 300,00 e seu CAC é de R$ R$ 350,00, isso significa um prejuízo de R$ 50,00 por cliente.

As vantagens desta análise é:

- Verificar a saúde da empresa
- Otimizar os investimentos em marketing
- Analisar e ter a noção exata do desempenho de cada canal
- Conseguir estabelecer metas e prever as aquisições e custos por clientes

A maneira correta de analisar o CAC pelo LTV de sua empresa é:

Se LTV:CAC for menor que 1, isto significa que sua empresa está perdendo dinheiro a cada novo cliente.
Se LTV:CAC for igual a 1, significa que sua empresa gasta para a aquisição de um cliente o mesmo que este trará de lucro, o que é bem ruim também
Se o LTV:CAC for entre 1 e 3, sua empresa lucra por cliente, porém o CAC ainda deve ser otimizado para alcançar o nível ideal
Se o LTV:CAC for maior que 3 significa que sua empresa está saudável e promissora, isto é ótimo, porém é necessário fazer o máximo sempre para otimizar o CAC.

Algumas dicas para otimizar seu CAC:

- Invista em Inbound Marketing
- Invista em Marketing de Conteúdo
- Automação de Marketing é uma ferramenta poderosa
- Estabeleça metas de aquisição de novos clientes
- Saiba diferenciar e otimizar Branding Marketing e Marketing de Aquisição