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Um site ou uma página no Facebook, qual a melhor opção?

Investir em um site para minha empresa ou apenas criar a página no Facebook? Esta é uma dúvida que passa pela cabeça de vários empresários e autônomos, porém a resposta não é tão simples.

O Facebook é a rede social que mais cresceu nos últimos anos, tanto em sua base de usuários como em Ferramentas para usuários e empresas, com certeza uma página no Facebook é imprescindível para qualquer empresa para tornar o relacionamento com os clientes mais estreito e sólido. Porém focar todo este relacionamento em apenas um canal como o Facebook pode ser uma grande armadilha, visto que o Facebook não é seu, com isto quero dizer que focando seu relacionamento ali você pode acabar ficando refém da rede social e suas manobras, um bom exemplo disto é que a rede vem diminuindo constantemente e perceptivelmente o alcance de postagens gratuitas em páginas de empresas, todos aqueles que administram páginas sabem do que estou falando, muitas vezes uma postagem é visualizada por apenas 5% ( ou menos ) daqueles que curtiram sua página... O Facebook faz este tipo de manobra para forçar as empresas a pagarem para impulsionar publicações ou páginas, o que é justo, afinal eles proporcionam uma boa base de usuários e visibilidade para sua marca.

Um outro ponto negativo ao Facebook, é a desinformação daqueles que criam uma página sem ter experiência, e acabam não lendo os termos. Há diversas regras nos termos de usos, e que se quebradas podem fazer com que o Facebook elimine sua página sem aviso prévio, o que aconteceu em massa em 2015 após uma alteração nos termos e deixou várias empresas sem suas páginas na rede, estas empresas tiveram de recomeçar do zero suas páginas.

Há algumas vantagens em se ter um site, o site é da sua empresa, você não ficará refém de nenhuma plataforma, além de ser totalmente customizado da maneira que se adeque a empresa. Um site bem feito e bem estruturado passará a sensação de uma empresa séria e que investe em tecnologia e processos, muitas vezes uma empresa que não possui site é mal vista. Um outro ponto interessante é que estudos já demonstraram que a sequência de contato com produtos e serviços no Facebook é: A pessoa está navegando, ela vê um produto de seu interesse, ela clica naquele produto para ver detalhes, então após ler os detalhes ela pensa em comprar, porém não efetua a compra no ato. Já a mesma sequência focada em um site é: A pessoa busca no Google um produto ou serviço, ela clica no link que aparece, lê os dados e informações, e na maior parte das vezes compra o produto no ato, demonstrando que as pessoas não são tão propícias a adquirir produtos pelo Facebook, mas sim em sites, pois apesar de ser uma rede social muito segura está sempre associada a lazer e diversão.

Para concluir, a melhor resposta para a dúvida é: Tenha ambos! Uma página no Facebook é uma ótima opção para estreitar os laços com os clientes e ser um canal a mais de divulgação e principalmente de atendimento, é inegável que quase todos estão no Facebook. Porém um site também é imprescindível para que tua empresa possa ganhar visibilidade em motores de busca, que são os primeiros recursos utilizados por quem quer buscar ou adquirir produtos e serviços na internet, além de um site passar uma credibilidade maior a empresa e ser uma ótima ferramenta de divulgação. Ambos, site e página no Facebook, se integrados e bem feitos são uma poderosa ferramenta de marketing a serviço de sua empresa na busca por novos clientes e na fidelização através de um atendimento e relacionamento de qualidade com seus clientes atuais.